Passes Sociais não – o governo resolve com táxis!

Às vezes somos injustos com os nossos governantes, e eu queria aqui penitenciar-me. Ontem escrevi sobre a Uber e os apoios do governo aos Táxis mas entretanto lembrei-me deste episódio.

De facto, há quinze dias o governo Costa havia já dito que não tinha verba para repor os passes sociais porque isso custava 20 milhões. Fica agora claro que com a verba que tem, 17 milhões, o governo poderá ajudar os táxis e assim contribuir para que quem não consiga ir de autocarro tenha uma alternativa asseada, moderna e paga pelo contribuinte.

Penso, se me permitem, que o governo deveria ter anunciado as duas medidas em conjunto. Facilitava que não se entrasse na crítica fácil como, penitência!, inadvertidamente fiz. Tudo ficaria mais claro se o governo dissesse: «não temos 20 milhões para os passes sociais, mas conseguimos 17 milhões para o apoio aos Táxis, garantindo assim uma oferta noutro meio de transporte».

Ou ainda, sobre a comunicação de PCP e Bloco: dizia a deputada Rita Rato há menos de um ano no Parlamento, sobre a necessidade de reintroduzir os passes sem condição de recursos: «Para o PCP, não há dúvida: não estamos com os banqueiros; estamos com a juventude, estamos com os trabalhadores e com o povo, porque o nosso compromisso é com os valores de Abril, não é com a banca». Ou, nas palavras de Mariana Mortágua: «não nos atirem com os descontos: os descontos são para os miseráveis, são para as famílias que não têm mais de 500 €/mês para sobreviver! Sim, deixam de fora muita gente pobre». Tudo teria sido mais simples se PCP tivesse na altura dito: «o nosso compromisso é com os valores de Abril e com os passageiros e empresários dos táxis». Ou se Mariana Mortágua pudesse ter dito: «os descontos deixam de fora muita gente pobre ao menos arranjem uma verba para terem táxis mais limpinhos.»

Mas enfim, tudo fica bem quando acaba bem, não me vou mais deter com fait-divers: Quando critico, critico, quando elogio, elogio e por isso parabéns PS, PCP, Bloco e PEV por esta gestão inteligente do Orçamento e pela garantia de que não faltam transportes para quem mais precisa.

This entry was posted in BE, governo, Humorzinho, PCP, PS and tagged , , , , . Bookmark the permalink.